Projeto faz parte do curso de estruturas em aço do Senai-SP e será montado ao vivo para o público do Modern Construction Show
Uma casa que fica pronta em três dias pode ser uma alternativa para o sul do país, após a enchente que atingiu 471 cidades, matou mais de 170 pessoas, destruiu pelo menos 100 residências e tirou 600 mil de suas casas.
O imóvel, idealizado por alunos e professores do curso do Senai-SP, será montado durante os três dias do Modern Construction Show, feira de negócios que reunirá de 1º a 3 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo, fabricantes de equipamentos e de soluções pré-fabricadas para a construção civil industrializada.
“Dessa forma, os visitantes poderão se dar conta da rapidez e da limpeza que o sistema construtivo steel frame oferece, além de verificarem como é a formação de mão de obra oferecida pelo Senai”, afirma Vânia Caneschi, coordenadora de atividades técnicas da Escola Senai “Orlando Laviero Ferraiuolo”, localizada no bairro do Tatuapé, na capital paulista.
O projeto faz parte do curso de aprendizagem industrial Construtor de Edificações. Com 800 horas-aula, tem como público-alvo jovens a partir de 17 anos, que precisam concluir o curso antes de completar 24 anos. Uma parte do curso foca no processo de construção convencional e outra parte, na montagem de casas em steel frame. Esse curso também é oferecido pelo Senai em Bauru, Rio Claro e Sorocaba.
Entenda as vantagens da construção industrializada
O Modern Construction Show é o primeiro evento no país a reunir todos os sistemas construtivos e setores da construção industrializada. E você sabe quais são as vantagens desse método construtivo cada vez mais utilizado pelas empresas da construção? Confira abaixo.
Agilidade
Este é, de longe, o maior benefício da construção industrializada. Como utiliza peças já prontas fora do canteiro e as monta como um Lego no local da obra, a velocidade da construção aumenta consideravelmente.
Eficiência
Por fabricar as peças fora do canteiro de obras, o método da construção industrializada tem todas as vantagens de um processo industrial, aproveitando-se dos controles, tecnologia, automação e processos típicos das fábricas, além de um melhor controle de custos. Com isso, há redução de desperdício, energia e insumos.
Sustentabilidade
Os processos industriais de fabricação seguem padrões que permitem produzir usando o mínimo necessário de elementos caros à natureza, como energia e água. Também há menos geração de resíduos, reduzindo o impacto ambiental. Além disso, há diversas possibilidades de utilização de insumos reciclados na produção de materiais importantes para a construção industrializada, como vidro, aço, alumínio e madeiras.
Qualidade
Além de uma maior garantia por parte dos fornecedores dos elementos construtivos, que vão desde módulos de concreto e estruturas metálicas a revestimentos, kits elétricos e hidráulicos, o método da construção industrializada permite maior controle da qualidade de materiais e processos.
Custos
Em projetos altamente escaláveis, como extensos condomínios ou grandes estruturas com muitas repetições de peças, o uso da construção industrializada pode representar uma economia significativa de custos. O método também exige menor número de trabalhadores no canteiro de obras.
Serviço
Modern Construction Show – 1ª Feira internacional de Construção Industrializada
O quê: feira de negócios do setor da construção industrializada
Quando: de 1º a 3 de outubro de 2024, das 13h00 às 20h00
Onde: Distrito Anhembi, na Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo (SP)
Informações, programação e credenciamento: Credenciamento – Modern Construction Show ou modernconstructionshow.
Redes sociais: @modernconstructionshow