Lançamento desta pesquisa inédita sobre a construção industrializada no Brasil – que muito carecia de dados reais e atualizados – financiada pelo Modern Construction Show e realizada pelo IBRE da FGV.
Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE
Ana Castelo é mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2010 é coordenadora de Projetos da Construção na Fundação Getulio Vargas/IBRE onde comanda e desenvolve estudos e análises setoriais. É responsável pela divulgação do INCC-M e da Sondagem da Construção da FGV.
Pós graduada em Administração com especialização em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília (DF). Administradora de carreira do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, onde esteve lotada nas seguintes Unidades: Secretaria de Comércio Exterior; Secretaria de Comércio e Serviços; Secretaria-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação. No Ministério da Economia atuou como Coordenação-Geral de Cadeias Produtivas Intermediárias da Subsecretária da Indústria.
O sistema Steel Frame tem transformado significativamente o setor da construção civil. A sua evolução é marcada por inovações tecnológicas e adaptações que aprimoraram sua eficiência, sustentabilidade e versatilidade, sendo utilizado em construções habitacionais, industriais e comerciais.
Membro da Comissão Técnica do Núcleo de Steel Frame da ABCLS e Gerente de Projetos da Espaço Smart
Engenheiro Civil, com especialização em Estruturas Metálicas pelo IDD, MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Positivo, e pós-graduações em Gestão de Negócios pelo BBI of Chicago e em Light Steel Framing e Wood Framing pelo ITIE.
A construção de Habitação de Interesse Social (HIS) com o sistema Wood Frame é uma abordagem crescente e inovadora que visa atender à demanda por moradias acessíveis e sustentáveis. O Wood Frame oferece uma alternativa rápida, eficiente e ecológica.
Engenheiro Civil, com especialização em Estruturas Metálicas pelo IDD, MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Positivo, e pós-graduações em Gestão de Negócios pelo BBI of Chicago e em Light Steel Framing e Wood Framing pelo ITIE. Gileade é Gerente de Projetos e Orçamentos, além de Responsável Técnico na Espaço Smart, onde acumula 12 anos de experiência em projetos de Light Steel Framing. Ao longo de sua carreira, liderou uma equipe multidisciplinar na execução de mais de mil projetos, abrangendo as áreas de estruturas, elétrica, hidrossanitária e fundações.
As instalações elétricas e hidráulicas são componentes fundamentais na construção e manutenção de edifícios, desempenhando papéis cruciais na segurança, funcionalidade e eficiência dos sistemas residenciais e comerciais. As inovações nessas áreas têm evoluído rapidamente, impulsionadas pela demanda por maior eficiência, sustentabilidade e conforto.
Químico industrial formado pela Escola Oswaldo Cruz de São Paulo em 1.966, curso de Mestrado Profissional em Habitação pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo em 2.002. Especialista em Drywall com 50 anos de experiência no setor da construção civil. Gerente Técnico da ABCLS – Associação Brasileira da Construção Leve e Sustentável; Gerente do PSQ-Drywall – Programa Setorial da Qualidade do Drywall ligado ao PBQP-H; Secretário do CB-217 e Coordenador das Normas de Drywall, Coordenador da Norma de Light Steel Frame e Coordenador de GT da Norma de Light Wood Frame junto a ABNT.
Head São Paulo da Brain Inteligência Estratégica
Administrador de Empresas (FAAP); Pós Graduado em Gerenciamento de Empresas de Construção Civil (Poli/USP); Pós Graduado em Negócios Imobiliários (FAAP); Mestre em Engenharia Civil e Urbana (Poli/USP); Head São Paulo da Brain Inteligência Estratégica; Docente em pós-graduações na Universidade Mackenzie e Universidade SECOVI-SP; Membro do Conselho Conselho Brasileiro de Construções Sustentáveis – CBCS; Membro do Conselho do ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento); Membro do Comitê de Alterações Climáticas da Prefeitura de São Paulo; Presidente da LARES (Latin American Real Estate Society).
Senior Partner da FBonassa Advogados
Doutora em Direito Internacional e mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Heads Bonassa Bucker Advogados, fundado em 1989, dedica-se à consultoria empresarial nacional e internacional com destacada experiência em operações complexas tanto de desenvolvimento de negócios, societários, fusões e aquisições; quanto à negociação de contratos nacionais e internacionais, incluindo contratos de engenharia, e para auxiliar clientes na resolução de disputas nacionais e internacionais. Especialista em negociação, mediação e arbitragem comercial nacional e internacional, tanto como advogada quanto árbitra, também tem atuado em disputa boards. Autora de capítulos de livros e artigos sobre comércio internacional e ADR. Bolsista do Chartered Institute of Arbitrators (FCIArb). CPR – Instituto Internacional para Prevenção e Resolução de Conflitos certificado como neutro (CPR Neutro). CEDR – Centro para Resolução Eficaz de Disputas certificado como neutro (CEDR Neutro). DRBF – Membro Fundador do Conselho de Resolução de Disputas. Coordenadora do Centro de Mediação da Associação dos Advogados de São Paulo, premiada com o Prêmio “Inovação na Mediação” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ-2017) e Ensino Pioneirismo em Diplomacia Empresarial, concedido pela Assembleia Legislativa de São Paulo, 2017 .
Presidente do Conselho Estratégico da Abcic e CEO da Cassol Pré-Fabricados. Atua também como conselheiro de família, na Holding Aroeira. A Cassol atua em distintos ramos de negócio, pré-fabricados de concreto possuindo a maior rede de lojas de matérias de construção do Sul do Brasil, mercado imobiliário “real estate” e florestal.
Possui plantas de concreto pré-fabricado em 3 estados: Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Engenheiro Civil, graduado pela UNISUL /SC em 2013. Especialista em gestão de projetos e governança corporativa, tendo realizado sua capacitação pela FGV e IBMEC.
Painel 1 – A industrialização da construção civil sob a ótica do construtor e a importância da pré-fabricação em concreto
Presidente Executiva da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Vice-Presidente da fib (International Federation for Structural Concrete, com sede em Lausanne- Suíça, conselheira do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), CONSIC -FIESP (Conselho Superior da Construção Civil) e SINAPROCIM (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento). Com 35 anos dedicados à engenharia do concreto, sendo os últimos 16 no meio institucional ,voltados à industrialização da construção civil com destaque para a pré-fabricação em concreto. Graduada em Engenharia Civil pela PUC-PR (1988) , MBA -FGV (2022) em Economia com ênfase em Relações Institucionais e Governamentais, doutoranda em Administração- Universidade de Bordeaux- França.
Formado em engenharia civil pela FESP e em Engenharia de Produção pela USP, com experiência em desenvolvimentos e gestão de projetos de alta complexidade, inovação e tecnologia, além de sustentabilidade e governança corporativa. Como empreendedor , desde a criação e desenvolvimento da Matec há 33 anos , fundou umas das construtoras com a maior capacidade em executar projetos complexos de forma inovadora, sustentável , eficiente.
Diretor da Lúcio Incorporadora
Diretor de Engenharia, na Lúcio Engenharia onde atua desde 2007. Possui mais de 38 anos de experiência em edificações residenciais, industriais e comerciais, sendo
20 anos como sócio e diretor técnico de construtora de médio porte. Membro do CTQ – Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon/SP
Membro da Comissão de Estudos de revisão da Norma de Execução de Estruturas de Concreto Armado e Protendido NBR 14931
Graduado em Engenharia pela Universidade Mackenzie – EEUM – 1990
Diretor Executivo da Construtora Tenda/Alea
Diretor Executivo de Operações da Tenda/Alea
André Massote é Diretor de Operações da construtora Tenda e de sua start up Alea, dedicada à construção de casas com modelo de industrialização off-site. Tem mais 20 anos de experiência em diversos setores, com destaque para construção pré-fabricada construindo mais de 15.000 unidades habitacionais off-site no Brasil desde 2009. Antes da Tenda, foi diretor de operações e CEO na Precon Engenharia. É formado em Engenharia Civil pela UFMG, com MBA em finanças pelo IBMEC.
Painel 2 – A importância da pré-fabricação em concreto nas obras de infraestrutura viária
Engenheiro Fernando Stucchi
Fernando Rebouças Stucchi é Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1975, Doutor em Engenharia de Estruturas, especializado em Estruturas de Concreto pelo Centre de Hautes Etudes de La Construction, CHEC*, França em 1979. Sócio-Diretor e fundador da EGT Engenharia desde 1994 em São Paulo. É Professor Titular de Pontes e Grandes Estruturas na EPUSP desde 2007, Presidente da Comissão de Revisões das: NB1/NBR-6118/ABNT, NBR-8681/ABNT, NBR-9187/ABNT, Responsável pela delegação brasileira na FIB – Federation Internationale du Beton; Membro do Comitê 318 do ACI – American Concrete Institute; Publicações – Periódicos (29), Congressos (73), Palestras (87), Livros e Cap. (5); Orientações concluídas – Mestrados (26), Doutorados (5); Responsável pelo projeto de mais de 200 grandes estruturas em todo o Brasil e também no exterior.
18H30 – 20H
Sócia da Tesis (Tecnologia de Sistemas de Engenharia)
Sócia-diretora da TESIS – Tecnologia de Sistemas e Qualidade em Engenharia Ltda, desde 2010; Conselheira e coordenadora do Comitê de Materiais do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, desde 2011;
Representante no CBCS do Grupo Técnico de Sustentabilidade do PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, da Secretaria Nacional da Habitação – Ministério das Cidades; Engenheira Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Doutora e Mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Construção Civil. Áreas de Atuação: Avaliação de desempenho de materiais, componentes e sistemas construtivos tradicionais e inovadores, gestão de programas setoriais da qualidade, tecnologia de produtos, sustentabilidade na construção civil, durabilidade e análise de ciclo de vida de produtos; normalização de componentes e sistemas construtivos. Responsável técnica pela EGT TESIS (OCP105), na gestão dos Programas Setoriais da Qualidade no SIMAc – PBQP-H e da ITA – Instituição Técnica de Avaliação de sistemas construtivos inovadores e tradicionais no SINAT -PBQP-H.
Produtividade e Construção Industrializada
Engenheiro Ubiraci E. L. de Souza
Eng. Civil e Professor Titular de Materiais e Componentes de Construção da Escola Politécnica da USP
Eng. Civil Professor Titular de Materiais e Componentes de Construção da Escola Politécnica da USP. E coordenador da EMBRAPII CICS USP, Diretor do CBCS, membro da coordenação do hubIC e da ABC Modular – Aliança Brasileira da Construção Modular.
Novas realizações e retrofit das construções/infraestruturas existentes.
As pontes em aço/mista unem a precisão da fabricação com a eficiência de vencer grandes vãos com um menor peso próprio. Em um mundo que avança rumo à descarbonização e à sustentabilidade, essas soluções tendem a crescer. Entretanto, quais desafios precisamos superar?
Especialista em Infraestrutura Grupo CCR, Coordenador técnico de Especialização em Estruturas de Aço e OAEs, Engenheiro civil pelo Mackenzie e MBA Gestão Estratégica pela FGV.
Marcos Monteiro é engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie (1988), obteve prêmios concedidos pelo Instituto de Engenharia e Fundação Maria Luíza e Oscar Americano. Pós graduado em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1992). MBA pela Escola de Administração Mauá (1999). Professor de Estruturas de Concreto Armado e da pós graduação em Gerenciamento de Canteiros da Escola de Engenharia Mauá e do curso de pós graduação em estruturas de concreto armado do Mackenzie. Presidente da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural no Biênio 2008-2010 e atual conselheiro.
Engenheiro com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Diretor Executivo da Brafer desde 2012, responsável pelas áreas comercial, de orçamentos, relações com clientes, em uma empresa com faturamento anual superior a 800 milhões.
17 anos de experiência na área de construções metálicas, Engenheiro Mecânico pela Universidade de Passo Fundo, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela UFRJ e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.
Tiago José dos Santos
Sócio Diretor no HMNC Engenharia, Mestre em Estruturas pela Universidade Federal de São Carlos, Membro do comitê de revisão da NBR 6118 (Estruturas de Concreto) e NBR 8800 (Estruturas de Aço).
Como o sistema construtivo Light Steel Frame está transformando a construção civil Brasileira e mundial desde a racionalização e produtividade dos canteiros, passando pela formação de novos profissionais e tecnologias, melhoria da qualidade e desempenho das obras e redução do impacto ambiental.
Marcelo Ros é formado em Engenharia Civil com ênfase em infraestrutura e transportes, pós-graduado em marketing e gestão empresarial e mestre em ciências e construção civil. Especializado em estruturas metálicas, fachadas de edifícios e Light Steel Frame. Com carreira desenvolvida em Engenharia, Vendas e Marketing nas indústrias de Construção Civil, Energia, Mineração e Siderurgia, atuando
como gestor em âmbito nacional no Brasil. Atua em associações como CBCA (Centro Brasileiro de Construção em Aço), ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica) e comissões de estudos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Palestrante em seminários, conferências, treinamentos e road shows nacionais e internacionais desde 1998. Atua na Framecad como gerente de desenvolvimento de negócios há mais de 5 anos.
Diretor Light Steel Frame da ABCEM e Especialista em Inteligência Comercial para os Mercados de Drywall
Publicitário pela Universidade Paulista, atua há 27 anos no mercado brasileiro da construção racionalizada e industrializada com foco no desenvolvimento de tecnologias que aumentam a produtividade, desempenho e sustentabilidade das obras. Passou por grandes indústrias como Multiperfil, Saint-Gobain e USG – United States Gypsum e há 6 anos é sócio e CEO da indústria brasileira Placlux.
Fabio Degerone é Administrador de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Com mais de 27 anos de experiência no setor, atua como diretor da Santo André Distribuidora Industrial e como diretor de desenvolvimento de mercado de coberturas metálicas na ABCEM, onde está em sua segunda gestão. Além disso, coordenou a execução das normas ABNT NBR 14.513 e NBR 14.514 para telhas, bem como a norma ABNT NBR 16.366 para telhadistas. Atualmente, é vice-presidente de Light Steel Frame na ABCEM
Maria Thereza possui uma sólida carreira na gerência e consultoria técnica no setor da construção civil, com experiência desde 1983 em empresas nacionais e multinacionais de destaque, como STO Systems, USG-United States Gypsum Co., Hunter Douglas, Eucatex S/A, entre outras. Especialista em projetos, ela também é reconhecida por sua atuação em grupos de trabalho da ABNT e em treinamentos especializados em construção a seco, com ênfase em Light Steel Frame. Além disso, atua como perita técnica judicial e é Diretora Técnica na ABCEM, com foco em sistemas Light Steel Frame.
Presidente SteelCorp
Mais de 26 anos de experiência na construção civil, Daniel Gispert se consolidou como especialista em soluções de engenharia. Nos últimos anos, foi convidado por Roberto Justus, CEO e fundador do grupo para ser seu sócio e presidente executivo da Steelcorp, uma empresa especializada em construção industrializada e tecnológica off-site.
Sob sua liderança, a Steelcorp está na vanguarda da inovação, com mais de 7 sub-empresas e 11 produtos visando trazer o futuro da construção para o presente.
A revolução dos arranha-céus potencializada pela construção industrializada para a urbanização sustentável e contribuindo para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel da ONU).
Nascido em Nova Araçá RS em 1959, graduado em Engenharia Civil em Porto Alegre RS, pela UFRGS, em 1984.
Foi Responsável Técnico por mais de 1 milhão de metros quadrados construídos por todo o país. Nestes últimos 30 anos, tem ministrado palestras em congressos e seminários de Engenharia. Articulista em publicações especializadas e na imprensa em geral, participou de eventos ligados ao setor de construção nos EUA, Europa e Ásia. Atualmente é diretor técnico da IRONBUILD Engenharia Metálica, uma fábrica de estruturas metálicas em Aparecida de Goiânia – Goiás, tendo participado de grandes obras como o Shopping Flamboyant e o Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia GO e a Torre de TV Digital e o Prédio do CNJ em Brasília DF. É vice-presidente do SINDUSCON GO, conselheiro da FIEG, da CBIC e do CODESE GO. É Mestre em Engenharia de Produção pela UFG, em 2021. Mantém um canal no YouTube chamado Engenharia Curiosa com curiosidades da Engenharia.
Engenheira e Matemática, titular da Companhia de Projetos desde 1991. Já vencedora de Prêmios da ABECE – GERDAU.
Gerente Técnico de Orçamento da Codeme Engenharia
Gustavo Chodraui é engenheiro calculista com vasta experiência em áreas técnico-comercial e de orçamento. Desde 2006, atua como Gerente Técnico de Orçamento na Codeme Engenharia e, desde 2001, como consultor técnico e de inovação. Também é professor em cursos de pós-graduação e consultor técnico da Revista da Estrutura de Aço (REA-CBCA). Participa de comitês de revisão de normas da ABNT e é palestrante no Brasil e no exterior.
Professor Titular da UFMG
RICARDO HALLAL FAKURY concluiu o doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo em 1992. Exerceu o cargo de Pró-reitor de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre 2018 e 2022. Foi Professor Titular do Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 1977 a 2022, chegando a Professor Titular em 2010, e professor orientador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG (PROPEEs) de 1992 a 2023. Atua nas áreas de estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto e estruturas em situação de incêndio. Publicou 78 artigos completos em periódicos e 194 em anais de eventos, além de 4 livros e 1 capítulo de livro. Possui 13 “softwares” e já emitiu 72 relatórios técnicos referentes a atividades de assessoria e consultoria. Orientou 15 Teses de Doutorado e 45 Dissertações de Mestrado. Atua como consultor “ad hoc” da CAPES, do CNPq, da FAPESP e da FAPEMIG. É um dos três editores da Revista da Estrutura de Aço (REA), ligada ao Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e revisor de diversos periódicos internacionais, entre os quais o “Engineering Structures” e o “Journal of Constructional Steel Research”. Participa da elaboração das normas técnicas da ABNT relacionadas às suas áreas de atuação.
O setor da construção civil é responsável por 42% das emissões de gases do efeito estufa (GEE) no mundo. Nestas emissões encontramos aquelas emitidas direta e indiretamente durante a construção e operação das edificações. Estratégias para otimização do consumo energético, hídrico e geração de resíduos da operação são amplamente debatidos visando a redução das emissões de gases do efeito estufa do setor, mas a responsabilidade das empresas responsáveis pela concepção e construção de novos projetos na redução do impacto incorporado aos materiais da construção ainda é pouco abordado.
Arquiteta especialista em projetos com sistemas construtivos industrializados, com experiência internacional, em Miami, EUA. Hoje é sócia e head de projetos na Capsu.
Especialista em madeira engenheirada. Com formação em Engenharia Industrial Madeireira pela UNESP e pós-graduação em Gestão de Negócios pela Esalq-USP. Trabalha há 7 anos no setor de construção com estruturas de madeira, com liderança de equipes de engenharia, projetos e produção em fábricas de madeira engenheirada tendo atuado em mais de 150 projetos.
Engenheira civil e administradora de empresas pela Universidade Mackenzie com MBA em Gestão financeira empresarial estratégica e Pós-Graduada em ESG e Sustentabilidade Empresarial. Adriana é especialista em ESG pela KPMG Business e Project Management Professional. Possui mais de 30 anos de experiência, com passagens pela Método Engenharia, e JHSF e desde 2010 trabalha na HTB Engenharia, atualmente como Superintendente de Desenvolvimento de Negócios e Head ESG.
Arquiteto e Urbanista pela UFRJ. Mestrado Profissional em Sustentabilidade – Gerenciamento de Projetos e Eficiência Energética, TU Berlin. MBA em Construções Sustentáveis pela UNICID / INBEC. 14 anos de experiência profissional nos mercados brasileiro e alemão desenvolvendo e gerenciando projetos interdisciplinares de pequeno a grande porte, e 8 anos e atuando como gerente e consultor em projetos sustentáveis e saudáveis. Profissional acreditado WELL AP, EDGE Auditor & Expert, GBC Referencial Casa, HBC PRO, LEED GA e PM Academy.
Case ALEA: Evolução da construção off-site na maior fábrica de casas da América Latina
Nesta palestra, vamos explorar como Alea tem evoluído na industrialização dos processos tradicionalmente executados nas obras. Ao adotar a abordagem off-site, aliada à melhoria contínua dos processos, a companhia teve ganhos relevantes em eficiência, redução de custos e melhoria na qualidade do produto final.
Luis Martini é COO da Alea, start up da Construtora Tenda dedicada à construção de casas com modelo de industrialização off-site. Antes de Alea, foi Diretor de Marketing, Vendas e Tecnologia na Construtora Tenda. Tem mais 20 anos de experiência em diversos setores, com destaque para varejo e e-commerce. Foi diretor de produtos na Amazon e Diretor da Wine.com.br. Antes disso, trabalhou por 12 anos na Natura. É formado em Engenharia Mecânica pela USP, com mestrado em Engenharia Aeronáutica e de Produção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-graduado em Marketing.
15H – 15H30
Nanotec K – A tecnologia que protege peças em aço carbono, em ambientes altamente corrosivos
Pesquisador da área de inovação da CISER
Marcelo da Silva Gomes é Bacharel em Ciências Químicas formado pela Faculdade São Bernardo (SP), sendo especialista em processos e no desenvolvimento de revestimentos contra a corrosão a mais de 24 anos, possuindo experiência em grandes empresas e multinacionais (Bentonit União Nordeste, NOF Metal Coatings, Atotech). Atualmente é pesquisador da área de inovação da CISER, atuando no segmento de nanotecnologia aplicada em novos revestimentos para desenvolvimentos de ponta, com elevada performance contra corrosão em fixadores, tendo como foco o cliente, possuindo diversas patentes de sua autoria que diferenciam os produtos CISER no mercado de fixação.
Descubra como a construção modular se tornou uma solução inovadora para superar desafios complexos em ambientes extremos. Nesta palestra, exploraremos cases reais, como a estação brasileira na Antártica e a rápida expansão de hospitais durante a pandemia. Aprenderemos como a modularidade agiliza a construção, reduz custos e oferece flexibilidade para adaptar-se a diferentes necessidades, mesmo em condições adversas. Venha entender como essa tecnologia transforma a forma como construímos e como pode ser aplicada em diversos setores.
Nicolau Gentil Iucif é engenheiro, formado pela Universidade de São Paulo ( USP) e com pós graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Sua experiência profissional abrange tanto atuação no cenário nacional como internacional, sempre com foco em obras industriais. Assim, iniciou sua trajetória em projetos de grande escala na cidade do Rio de Janeiro, envolvendo reformas civis e mecânicas em estaleiros e também atividades de conversão de navios em plataformas offshore. No cenário internacional, Nicolau teve importante participação na nova estação Comandante Ferraz, localizada na Antártica. Alí, atuando em parceria com chineses, atuou desde as fases inicias de fabricação na China, bem como localmente, atuando presencialmente até a conclusão e comissionamento deste grande projeto de suma importância para o Brasil, tanto do ponto de vista tecnológico bem como do geopolítico.
Engenheiro Civil graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua como Gerente de custos e planejamento estratégico na Marko Sistemas Metálicos. Possui vasta experiência em projetos, cálculo de estruturas metálicas, orçamentos e estudos de viabilidade de estruturas metálicas e sistemas de cobertura.
ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Daniel Gispert
Presidente da SteelCorp
Mais de 26 anos de experiência na construção civil, Daniel Gispert se consolidou como especialista em soluções de engenharia. Nos últimos anos, foi convidado por Roberto Justus, CEO e fundador do grupo para ser seu sócio e presidente executivo da Steelcorp, uma empresa especializada em construção industrializada e tecnológica off-site.
Sob sua liderança, a Steelcorp está na vanguarda da inovação, com mais de 7 sub-empresas e 11 produtos visando trazer o futuro da construção para o presente.
Maria Thereza
Maria Thereza possui uma sólida carreira na gerência e consultoria técnica no setor da construção civil, com experiência desde 1983 em empresas nacionais e multinacionais de destaque, como STO Systems, USG-United States Gypsum Co., Hunter Douglas, Eucatex S/A, entre outras. Especialista em projetos, ela também é reconhecida por sua atuação em grupos de trabalho da ABNT e em treinamentos especializados em construção a seco, com ênfase em Light Steel Frame. Além disso, atua como perita técnica judicial e é Diretora Técnica na ABCEM, com foco em sistemas Light Steel Frame.