Construção industrializada agora ganha feira específica

1ª Modern Construction Show reunirá fornecedores de tecnologias, materiais, serviços, equipamentos e insumos, de 1 a 3 de outubro, no Distrito Anhembi

A inovação tecnológica tem propiciado uma evolução sem precedentes à construção civil. O uso de sensores inteligentes, drones, ferramentas de realidade aumentada, gestão de obras e impressão 3D para maquetes hoje são decisivos para otimizar o processo no canteiro de obras. Assim como as vedações e estruturas pré-fabricadas como painéis de fachada, paredes, caixas de corrida de elevador e escadas, lajes autoportantes e varandas economizam tempo, melhoram o resultado e geram menos resíduos.

Recentemente, o Brasil pôde comprovar o benefício da modernidade nessa indústria, com a construção em tempo recorde de hospitais para atender a população durante a pandemia de Covid-19. A escassez e os preços elevados dos materiais de construção, associados ao aumento crescente de pessoas contaminadas, exigiram rapidez por parte das organizações hospitalares e inovação das construtoras ao utilizarem novos processos construtivos. 

Diante dessa rápida transformação nos processos, é imperativo que o setor reúna num só espaço os fornecedores de tecnologias, materiais, serviços, equipamentos e insumos que compõem a cadeia da construção industrializada. Assim está nascendo a Modern Construction Show, primeira feira de negócios exclusivamente direcionada a esse mercado, que será realizada de 1 a 3 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Organizada pela Francal Feiras, em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), e a Associação Brasileira da Construção Leve e Sustentável (ABCLS), a feira traz embutida a proposta de disseminar conhecimento, evidenciar as soluções e fomentar negócios na área da construção industrializada, colocando-a no centro do debate técnico-acadêmico.

“Os sistemas industrializados proporcionam uma série de benefícios ao setor da construção, entre eles maior produtividade, eficiência, qualidade, segurança, redução de custos, associados aos requisitos de desempenho e neutralidade de carbono”, explica Íria Doniak, presidente da ABCIC.

Por sua vez, o diretor de negócios da Francal, Fernando Ruas, acrescenta que a perspectiva para essa área é promissora, mas ainda não havia no Brasil um evento que apresentasse como as tecnologias, produtos e os serviços são responsáveis por modernizar os processos, melhorar a produtividade e os resultados. “A Modern Construction Show vai suprir essa lacuna, reunindo fornecedores e prestadores de serviço num ambiente propício para os negócios”, observa.

Espaço para tecnologia e interação com o mercado

A feira apresentará o que há de mais moderno na área de construção industrializada, mercado ainda com um longo caminho a ser explorado. Um estudo publicado pelo Enredes mapeou várias tecnologias e discussões baseadas num levantamento realizado em 2020, pelo grupo de trabalho ‘Desenvolvimento da Industrialização da Construção Envolvendo a Cadeia Produtiva’, composto por 46 profissionais de 32 empresas associadas à RCDI – Rede Construção Digital e Industrializada. O resultado gerou o e-book ‘A industrialização da construção envolvendo a cadeia produtiva’, onde se mostra um panorama com o estado atual do setor.

Entre os destaques estão painéis portantes de fachadas, painéis provisórios, lajes autoportantes, varandas, escadas e caixas de corrida, painéis arquitetônicos de fachada, kits hidráulicos, kits elétricos, caixilharia e revestimentos. Um dos exemplos de rapidez na construção é o da Tecverde, que consegue levantar um prédio de quatro pavimentos com quatro apartamentos por andar, incluindo estrutura de telhado, em apenas seis dias. Isso é possível porque a empresa emprega o mindset de indústria a partir do desenvolvimento do projeto, utilizando sistemas painelizados (2D) e componentes volumétricos industrializados (3D).

Além dessas, várias outras possibilidades têm chamado a atenção, como o Wood Frame, construção em madeira indicada para locais com alta umidade; e o o Steel Frame, onde se utiliza perfis de aço galvanizado na estrutura erguida e o acabamento é feito com drywall. Outros destaques são a Construção Modular, com módulos fabricados na indústria e depois transportados para o canteiro; e as Paredes de Concreto, método que estrutura e veda a edificação usando paredes de concreto confeccionadas no próprio canteiro de obras.

Essas e outras novidades serão apresentadas na Modern Construction Show, que estreará no mês de outubro como única feira a reunir as empresas do setor, para mostrar o que há de mais moderno na área de construção industrializada. Contate a equipe comercia, conheça as condições de exposição e reserve seu espaço.

Receba novidades sobre a abertura do credenciamento: 

https://modernconstructionshow.com.br/credenciamento/