Esses dois métodos de construção industrializada se sobressaem pelo uso do aço, produto que vem sendo cada vez mais utilizado em obras brasileiras, mas com notoriedade no mercado norte-americano, onde tem participação de 85%.
Você sabe a diferença entre Light Steel Frame e estruturas metálicas convencionais? Esses métodos são importantes para quem busca velocidade no ritmo das obras e menor geração de resíduos, características peculiares à construção industrializada. O aço tem um papel significativo por possibilitar limpeza, organização e eficiência ao canteiro, com demanda significativa nos mercados onde a construção é mais avançada, como o norte-americano, onde sua participação é de aproximadamente 85%, segundo dados do Portal Obra 7.
O Light Steel Frame, ou Steel Frame como é conhecido, é utilização de um arcabouço metálico feito em aço galvanizado, usualmente instalado sobre uma fundação radier. Uma espécie de ‘esqueleto metálico’. Por ser classificado como um método construtivo, pode empregado também como parede de vedação, com uma espessura que varia entre 0,80 e 1,25 mm. Ou seja, não é exclusivo para o papel estrutural.
Para o fechamento da estrutura, podem ser utilizadas placas OSB, cimentícias, painéis de alumínio e o Dry-wall. De acordo com o Obra 7, entre os pontos favoráveis desse sistema estão a capacidade de exercer menos carga sobre a fundação da obra e a possibilidade de tornar a construção mais sustentável, com reduzido consumo de água e boa opção de reciclagem.
Numa comparação com a alvenaria convencional, onde a média de consumo é de 500 litros de água por metro quadrado, com o Steel Frame o gasto gira em torno de 5 litros.
O prazo é outro fator atraente, já que pode chegar a cerca de 60% do tempo de execução de uma obra convencional, mesmo com o tempo inicial dedicado aos cálculos e concepção de projeto. Outros benefícios, como eficiência termoacústica e a limpeza proporcionada pelo sistema de construção a seco garantem ao Steel Frame uma posição de destaque.
Estrutura metálica convencional
Por sua vez, a estrutura metálica possui outra finalidade, é uma alternativa eficaz em substituição ao concreto armado e às estruturas pré-moldadas para preencher vãos maiores, otimizar espaços, ou mesmo garantir mais velocidade à obra. Os arquitetos que apostam no aço como principal elemento na construção de edifícios comerciais, institucionais e residenciais, têm aproveitado os recursos visuais das estruturas metálicas.
Com a utilização desse método, é possível vencer grandes vãos, a evolução do aço tem possibilitado a execução de projetos complexos, com grande resistência e durabilidade. Entre os aspectos que mais chamam a atenção, estão a melhor resistência e o peso, o que permite estruturas mais leves e esbeltas, e a tolerância milimétrica na fabricação, com garantia de melhor prumo e nível.
Da mesma forma que outros sistemas construtivos industrializados, como Steel Frame e o Wood Frame, as casas erguidas com estrutura metálica ainda não são comuns no Brasil, embora sejam utilizadas há vários anos em países europeus e norte-americanos.
Por ter as peças produzidas em fábrica e montadas no canteiro de obras, uma obra de estrutura metálica não possibilita muitas improvisações, as plantas devem ser extremamente detalhadas. Além disso, de acordo com o Portal Viva Decora, é necessário criar um projeto de estrutura, de proteção contra incêndios, e todos os projetos complementares a toda obra.
Por fim, é preciso salientar que existe diferença entre uma estrutura metálica, e as barras de aço que compõem as estruturas de concreto armado, porque cada material apresenta propriedades e comportamentos distintos. Enquanto as barras de aço trabalham em conjunto com o concreto para proporcionar a resistência necessária à edificação, a estrutura metálica se difere no comportamento mecânico e no processo construtivo.
O credenciamento está oficialmente aberto!
Garanta sua participação agora mesmo e faça parte dessa jornada incrível. A Modern Construction Show será o epicentro das principais discussões sobre construção industrializada e acontecerá entre os dias 01 e 03 de outubro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Quer saber mais sobre o evento? Basta acessar o link: https://lnkd.in/d9PZH2bv