Sistema steel frame segue em alta no Brasil

De acordo com a ABCEM, setores da construção industrializada tiveram crescimento de quase 60% nos últimos anos

O steel frame é um sistema que tem se destacado no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), os setores da construção industrializada têm registrado crescimento significativo nos últimos anos, em especial do steel frame, com avanço de quase 60%. Isso torna o momento favorável para o setor, que está diante de uma transformação no comportamento dos consumidores e investidores à busca de obras mais produtivas, sustentáveis e com conforto.

O método steel frame é uma forma de construção a seco com alta resistência, montada a partir de materiais industrializados e capaz de utilizar menos da metade do tempo de uma obra convencional. Trata-se de uma construção modular que utiliza perfis (montantes e guias) de aço galvanizado, além de vigas e aços mais pesados como estrutura da edificação.

Para seu emprego, a obra deve ser calculada conforme as cargas previstas, para tornar possível a determinação dos tipos de perfis e das modulações a serem utilizadas no projeto, deixando a construção mais leve, com menos colunas e sem desperdício de material.

Essa abordagem moderna e eficiente tem atraído a atenção de engenheiros e construtores, devido às vantagens oferecidas. Moisés Amâncio, diretor da Amâncio Construtora Inteligente, especialista em construção com o uso do Steel Frame, a eficiência deste sistema com alto nível tecnológico é projetada para atender rigorosos padrões de segurança.

“Esse método tem sido utilizado há mais de 100 anos em países de primeiro mundo, como resposta à necessidade de expansão demográfica, agilidade e sustentabilidade”, diz. Nos Estados Unidos, de acordo com a ABCEM, são feitas mais de 500 mil casas de steel frame anualmente. 

Tempo de construção e previsão orçamentária

Muitas vezes, a construção civil lida com questões de imprevisibilidade de conclusão de obras e problemas orçamentários. Moisés observa que um dos principais diferenciais da utilização do steel frame é o tempo e previsibilidade, devido à possibilidade de finalização de uma obra até 3 vezes mais rápido que o prazo convencional.

“Além disso, a durabilidade, manutenção, facilitação de gestão da obra, sustentabilidade e a precisão orçamentária são pontos relevantes. Você saberá com exatidão quanto cada obra vai custar, evitando que os clientes sejam surpreendidos ao final do seu empreendimento”, explica Moisés.

Paredes mais resistentes

As paredes e os painéis de steel frame possuem a mesma resistência que as equivalentes da alvenaria tradicional. Além das estruturas de perfis de aço galvanizado, contam com placas de gesso estáveis e rígidas. Para mais conforto do morador, as paredes ainda têm isolamento térmico e acústico, além de mantas usadas para controlar a umidade, impedindo a infiltração de água.

As estruturas são relativamente leves quando comparadas a outros métodos construtivos, como a alvenaria. Isso é benéfico em termos de distribuição de cargas e redução de impactos sísmicos, por exemplo. O aço utilizado nas estruturas de steel frame não é inflamável, o que resulta em maior resistência ao fogo em comparação a outros materiais de construção.

Com perfis de aço leves e conexões precisas, o steel frame oferece um modelo arquitetônico versátil. Além de agilizar a construção, o sistema viabiliza soluções sob medida, otimizando espaços, atendendo a demandas específicas e incentivando a inovação em design.

A leveza dos perfis de aço torna possível a construção de edificações de menor peso e eficientes. A carga sobre as fundações fica minimizada, facilitando o planejamento, a execução de edifícios mais resistentes, sustentáveis e adaptáveis às demandas contemporâneas.